ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Sunday, May 13, 2012

ARS MUSICA (117): Bernardo Sassetti (1970-2012) - Tribute


The Holy Graal of Bernardo Sassetti / Tribute by David Zink


Bernardo Sassetti partiu de um país à beira do abismo. Oficialmente, dizem que "caiu duma falésia", mas não é isso que importa. Os portugueses estão a empobrecer e quando desaparece um artista que tocava as pessoas, a falta é ainda maior, e é também um pedaço da nossa vida que nos é roubada.

Sassetti não era um "génio" como o foram Bach, Mozart, Beethoven ou Wagner, mas era um pianista, um compositor e um ser humano de muitos talentos, inteligente e sensível, e que nos deixa um legado musical precioso. Isso é quanto deve bastar para lhe prestarmos homenagem, pois não há muitos assim neste mundo suicidário...

A arte nem sempre salva os artistas, mas é um instrumento fundamental para construir uma alternativa ao "triunfo dos porcos" (Orwell), pois não é possível vislumbrar um futuro harmonioso sem uma proposta estética que ilumine o caminho a seguir. Mais, ela é uma âncora que nos pode ajudar a resistir a estes tempos insanos dominados pela máfia financeira, políticos corruptos e/ou incompetentes e seus serventuários (não confundir estes párias e sanguessugas da sociedade com os empresários que contribuem para o tecido produtivo e exercem um papel positivo no tecido social)

A música de Bernardo Sassetti faz parte dessa contra-corrente que procura combater a alienação que nos é imposta pela super-mediatização "pimba", através de uma proposta estética em que engenho e arte se combinam numa forma poética plena de beleza e espiritualidade. Usêmo-la pois, como tributo ao seu criador, mas também pelo prazer que nos dá, e em acto de resistência.

Como dizia Camões, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades / muda-se o ser, muda-se a confiança; / todo o mundo é composto de mudança, / tomando sempre novas qualidades". É, pois, certo que novos tempos virão. O sentido do futuro, esse depende de nós, basta querermos a ponto de fazer por isso!

Reflexos, movimento circular / Bernardo Sassetti



-
-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan