ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Tuesday, June 19, 2007

ARS MUSICA (0)


ARS MUSICA partilha do conceito de que a arte dos sons é uma componente essencial da vida, sendo esta considerada uma forma de arte total.

Com efeito, entendemos que música é som organizado pelo ser humano, como artifício da sua forma de (se manif)estar e de transformar o mundo que o rodeia, superando a natureza da sua condição animal, para afirmar a sua racionalidade.
Neste sentido, considera-se que o "canto" dos passarinhos só por si não é música, embora possa soar "melodioso" ao ouvido. Mas já quando Clément Janequin (ca 1485-1558/9), Orlando di Lassus (1530/2-1594), Igor Stravinsky (1882-1971), Olivier Messiaen (1908-1992), Dave Holland (1946-), entre outros, se inspiraram nesse "canto" para compor (i.e., organizar sonoridades) então aí, sim, falamos podemos falar de música.

ARS MUSICA releva que a arte dos sons enquanto acto distinto do som resultante da vibração "natural ou espontânea" é uma manifestação não só reveladora do ilimitado potencial criativo do ser humano como essencial à sua própria existência e que só se completa quando congrega outras formas de arte (artes visuais, dança, poesia, etc.).

Consequentemente, ARS MUSICA revê-se no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.

ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação artistica multidisciplinar, fundado por David Zink a partir de um ensemble homónimo - de dimensão e composição variáveis, mas com um "núcleo duro" composto pelo Corelis (coro misto, dirigido pela maestrina Carmen Rodrigues), DZ (autor-intérprete, direcção musical, piano e sintetizadores), Equivalentes (projecções cenográficas, fotografia), Jorge Castro e Júlia Lello (poetas, intérpretes), Leonor Henriques, Mafalda Tello e Sophia Sylva (bailarinas) - que recentemente (31 Janeiro 2007) se apresentou na Culturgest, misturando vários géneros e formas artísticas, integradas por texturas musicais a partir da fusão de elementos populares e eruditos, do jazz e do rock à música clássica e à vanguarda, tendo sido muito aplaudido pela assistência que encheu a prestigiada sala de concertos...
... e pretende ser também uma associação emergente e um espaço de discussão, conhecimento, troca de experiências e informação, abrangendo todas as formas de arte (incluindo a música, a dança, as «belas artes», a literatura e a poesia, etc.), aberto tanto a artistas executantes, como a investigadores e ao publico em geral interessado nestas matérias.

ARS MUSICA
pauta-se por critérios de elevada qualidade artística (tanto nos plano estético e criativo, como técnico), mas não discrimina géneros musicais , abarcando tanto a música erudita ("música antiga", "clássica" e "contemporânea"), como a música popular (blues, folk, pop, rock, "world music", etc.) e zonas híbridas (como o jazz desde o bop, o rock progressivo, a "third stream", a "creative music").

ARS MUSICA procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de tratar a arte dos sons. Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e., a arte da música para si).

A sua colaboração é essencial, contribua e/ou divulgue aos vossos amigos.
Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também".

N.B.: ARS MUSICA é um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias - independentemente das seus colaboradores -, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem comprometimento clubístico, político-partidário, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas e/ou praticadas tanto no seu blog como naqueles que divulga (idem, para sites).


----------------
free web counter
----------------

No comments:

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan