Escolhas difíceis em Lisboa e arredores
Concertos com entrada livre:
- De 28 a 30 de Junho, pelas 22h, junto à Torre de Belém (Lisboa) - ÁFRICA FESTIVAL 2007. Com alguns dos maiores expoentes musicais do continente africano
5.ª feira, 28 – MAYRA ANDRADE (Cabo Verde) / MUSICIANS OF THE NILE (Egipto)
6.ª feira, 29 – PAULO FLORES (Angola) / BASSEKOU KOUYATÉ & NGONI BA (Mali)
Sábado, 30 – SALLY NYOLO (Camarões) / BAABA MAAL (Senegal)
- 6.ª feira, dia 29 de Junho, pelas 22h, na Fábrica da Pólvora (Barcarena) - NAKAIRA (Sicília) - Concerto no âmbito do Festival Sete Luas, Sete Sóis
«A banda Nakaira nasce em 1999 com a ambição de repropor um percurso entre músicas e danças do Mediterrâneo, com influências nomeadamente do mundo grego e das ilhas do Sul da Europa combinadas num constante processo de contaminação. Em Janeiro de 2000 surgem os primeiros frutos com o álbum intitulado "Músicas a dançar entre Oriente e Ocidente" para a chancela Ethnoworld. O grupo desloca as suas atenções e a sua pesquisa estilística para o âmbito das tradições mediterrânicas, participando em numerosas manifestações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Lithos, Etna Etnica, Festival on the Moor (UK) e o FIMU Festival (França).»
Concerto a pagar (mas a não perder caso a bolsa o permita):
- Dias 5 e 6 de Julho, pelas 21h, no Teatro de S. Luís (Lisboa) - O alaúdista libanês RABIH ABOU-KHALIL com os seus colaboradores Jarrod Cagwin, Michel Godard, Luciano Biondini, a que se juntam os portugueses Ricardo Ribeiro e Tânia Oleiro. Músico virtuoso e compositor de grande sensibilidade que normalmente interliga dois territórios aparentemente distanciados mas tão próximos como a música árabe tradicional e o jazz, e que desta vez convoca também o fado.
Quem conhece tende a tornar-se fã incondicional, mas a quem ainda não descobriu a sua fascinante música - de serpenteante sensualidade que se dissemina ao nível neuronial e percorre todos os sentidos - e não puder ir ao concerto, logo que a descobrir através dos registos discográficos (a maior parte na Enja, com luxuosas e atraentes capas, algumas delas desenhadas pelo próprio) irá certamente lamentar-se de o ter perdido.
- nota biográfica: http://en.wikipedia.org/wiki/Rabih_Abou-Khalil
- discografia na editora Enja records: http://www.enjarecords.com/bio.php?artist=Rabih%20Abou-Khalil