ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Wednesday, September 12, 2007

ARS MUSICA (12) : Zawinul entre os anjos

ESTA MÚSICA QUE VOS DEIXO...



Primeiro partiu Luciano Pavarotti (1935-2007), o tenor, na passada 5.ª feira (6/9), hoje (12/9) foi Josef Erich Zawinul (1932-2007), o pianista, que nos deixou. Fartaram-se desta humanidade, capaz do melhor, como eles foram disso prova, mas também do pior (normalmente a fazer carreira na política ou no gangsterismo mais vulgar). Em comum partilhavam o amor pela música, e, ambos foram divinos na sua arte.


Foram ter com os anjos (ah, meu caro Mahler, se tivesses sabido antes, terias feito mais do que uma "sinfonia dos mil", pois a orquestra celestial não pára de crescer e conta sempre com os melhores).

Ars Musica2u será um eterno admirador de ambos, mas em Joe Zawinul reconhecemos também uma das nossas maiores influências (David Zink dixit), e se ao primeiro já nos referimos no ARS MUSICA, n.º 10 ("Arriverdecci Pavarotti"), importa agora prestar tributo ao malogrado pianista e compositor.



Joe Zawinul
, como se tornou conhecido, foi o génio descoberto por outro génio - Miles Davis -, posto que antes apenas lhe reconheciam o talento de grande pianista que vindo do leste aterrara nos states para se consagrar ao jazz (abandonando uma carreira no universo da música clássica), mas revolucionando-o e influenciando tanto a sua como as novas gerações de músicos.


Desde o seu muito interessante diálogo com o saxofonista Ben Webster, o mago das baladas ternas em noites de lua cheia, que já prenunciava algo de diferente, mas o grande salto deu-o com a "boleia" de Miles Davis, no album deste Live-Evil. Logo depois formou a sua própria banda de supervirtuosos, os Weather Report, e anos mais tarde o Zawinul Syndicate, além de, intermitentemente, nunca ter deixado de trilhar também peculiares caminhos a solo, desbravando novas linguagens no jazz, na world music e na fusion (música de fusão) da qual foi um dos mais lídimos percussores.






Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan