ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Tuesday, October 2, 2007

ARS MUSICA (17) : Tânia Achot e OSJ em S. Carlos


CONCERTO DE HOMENAGEM A TÂNIA ACHOT


6.ª feira, dia 12 de Outubro, pelas 21 horas, no Teatro Nacional de S. Carlos, terá lugar um dos mais altos momentos musicais do ano realizados em Portugal (não não se trata dos Police, mas de algo muitissimo melhor) : a oportunidade de poder assistir à superlativa qualidade pianística de Tânia Achot, russa de nascimento mas ligada ao nosso país pelo seu casamento com o conhecido pianista Sequeira Costa.

Programa:

1ª Parte
- MENDELSSOHN-BARTHOLDY , Félix (1809 – 1847) – Abertura “Heimkehr aus der Fremde”, Op, 89
- CHOPIN, Frédéric (1810 – 1849) – Andante Spianato et Grande Polonaise brillante, Op 22 / Tânia Achot, piano
- DEBUSSY, Claude (1862 – 1918) – Três Prelúdios (orquestração de Christopher Bochmann) : Le vent dans la plaine ; Des pas sur la neige ; Ce qu’a vu le vent de l’ouest
2ª Parte
- NIKOLAI, Otto (1810 – 1849) – Abertura - “Die lustigen weiber von Windsor” (As alegres comadres de Windsor)
- CHOPIN, Frédéric (1810 – 1849) – Mazurca op. 24, nº.1 / Carla Seixas, piano
- SCRIABIN, Alexander (1872 – 1915) – Sonata nº.4, em fá sustenido maior, Op. 30 : Andante. Presto volando / Daniel Bento, piano
- PROKOFIEV, Sergei (1890 – 1953) – “Toccata , Op.11 / Teresa Pereira, piano
- TSINTSADZE, Sulkhan (1925 – 1991) – Prelúdio e Toccata / Joana Vieira, piano
- HÉROLD, Ferdinand (1791 – 1833) – Abertura “Zampa”
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL
CHRISTOPHER BOCHMANN, direcção
cf. http://www.sinfonica-juvenil.com/pdf/programa_12_10_2007.pdf

N.R.: Os leitores e amigos do Ars Musica 2U poderão solicitar convites através do seguinte endereço: http://www.sinfonica-juvenil.com/reserva.htm (convém apressarem-se antes que esgotem)


Nota biográfica
Tânia Achot, de origem e formação russas, integra o escasso grupo de pianistas que atingindo o mais alto nível técnico não deixaram que este obliterasse a sua sensibilidade, tornando esse domínio num profícuo aliado da expressão emocional capaz de se manifestar com grande intensidade.
Da sua formação inicial importa destacar os estudos em Paris com Jacques Février e Nadia Boulanger, tendo prosseguido o seu aperfeiçoamento pianístico com Lev Oborine no Conservatório Tchaikovski de Moscovo. Ainda muito jovem, obteve vários prémios nos mais importantes concursos internacionais, designadamente os de Genebra, Munique, Marguerite Long e o 3.º Prémio do Concurso Chopin, em Varsóvia, este, saliente-se, no mesmo ano em que foi vencedor Maurizio Pollini, um dos maiores pianistas do nosso tempo. Este marco permitiu-lhe gravar o seu primeiro disco para a etiqueta Deutsche Grammophon, com obras de Chopin. Com Sequeira Costa, seu marido, gravou obras para dois pianos de Prokofiev, Rachmaninov e Chostakovitch. Tocou sob a direcção de maestros de primeiro plano como Léon Fleischer, David Zinman, Michel Corboz, Michael Zilm, Swerczewski e Muhai Tang, etc.
A sua personalidade artística levou-a a interessar-se igualmente pela música de câmara, tendo colaborado, entre outros, com Alberto Lysy, Karine Georgian, Liliane Bizineche, Solisti Veneti e Tibor Varga. O seu repertório estende-se de J. S. Bach a Pierre Boulez, passando por Scriabine, Béla Bartók e Hindemith; privilegia, no entanto, a época romântica, e em especial as obras de Chopin e de Liszt.
Ultimamente tem também dedicado particular atenção à música contemporânea, tendo dado a primeira audição em Portugal da Sonata n.º 1 de Pierre Boulez, interpretado, na "Europália 91", as Litanies de Emanuel Nunes, e mais recentemente, introduzido no seu reportório os Estudos, de Gyorgy Ligeti e a obra para piano de António Pinho Vargas.
Apresentou-se sempre com grande êxito em França, Itália, Portugal, Estados Unidos, Polónia, Médio-Oriente, etc, tendo sido sempre alvo das mais calorosas críticas. Realizou inúmeras digressões com o extinto Ballet Gulbenkian, participou como pianista convidada nos espectáculos "Bênção de Deus na Solidão" (Vasco Wellenkamp) e "Regresso a uma terra estranha" (Jiri Kylian).
Em 1991 participou nos Festivais de Segóvia e Santander. Gravou para a Rádio Nacional Espanhola no âmbito das actividades culturais de «Madrid - Capital Europeia da Cultura». Ultimamente tem actuado com muito êxito, nomeadamente no Centro Cultural da Gulbenkian em Paris e em Hamburgo. É também reconhecida como uma notável pedagoga, sendo frequentemente convidada para a realização de cursos de aperfeiçoamento técnico e interpretativo (masterclasses), e dedicando-se à descoberta e formação de novos talentos.

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan