OSJ ao vivo em FRONTEIRA
No próximo Sábado, dia 17 de Novembro de 2007, pelas 18h, a OSJ estará na Igreja Matriz de Fronteira a presentear os fronteirenses e todos os que ali se desloquem com mais um excelente concerto. Este insere-se no Âmbito do XI Festival de Música Frei Manuel Cardoso, com o qual o município alentejano do distrito de Portalegre pretende homenagear o grande polifonista do século XVI, o mais célebre, dos seus filhos, inclusive além Fronteira(s).
A Orquestra Sinfónica Juvenil, se outros predicados não tivesse, já mereceria o nosso entusiástico aplauso por levar à prática uma política de descentralização cultural. Com efeito, embora sediada na capital não repousa nos louros alcançados nesta, e tem vindo a realizar concertos pelo país continental e atlântico, a par de outros no estrangeiro, procurando levar a música clássica a lugares onde não era habitual ela ser tocada.
Os habitantes e visitantes de Fronteira certamente irão acorrer em pleno a este concerto, e assim mostrar que o esforço da Orquestra vale a pena, sendo que esta irá dar a conhecer um aliciante itinerário musical que será certamente um marco inesquecível na vida cultural da raiana vila que justamente se orgulha de ter dado à luz um dos maiores compositores portugueses*
Entrada livre.
PROGRAMA
- Abertura “Die Heimkehr aus der Fremde", Op. 89 [= Regresso à Pátria] / de Felix MENDELSSOHN-Bartholdy (1809-1847)
- 3 Préludes [= 3 Prelúdios] / de Claude DEBUSSY (1862-1918 )
- Abertura “Die lustigen Weiber von Windsor”** [= As alegres comadres de Windsor] / de Carl OTTO NIKOLAI (1810-1849) ***
- Abertura da ópera “Zampa” / de Ferdinand HÉROLD (1791-1833)
Orquestra Sinfónica Juvenil
Christopher Bochmann, direcção
* É de notar que Frei Manuel Cardoso (1566-1650), além de gravações com destacados intérpretes portugueses, como o coro Eborae Musica, dir. de Pedro Teixeira, o organista Rui Vaz, e outros, estão disponíveis no mercado gravações de obras suas por prestigiados ensembles internacionais, como Ars Nova, dir. de Bo Holten, Circa 1500, dir. de Gérard Lesne, Piffaro, dir. de Joan Kimball, Pro Cantione Antiqua, Queen's College Choir, de Owen Rees, The Sixteen, dir. de Harry Christhophers, Schola Cantorum of Oxford, dir. de Jeremy Summerly, Studium Chorale, dir. de Eric Hermans, Tallis Scholars, dir. de Peter Philips, Westminster Abbey Choir, dir. de James O' Donnell, etc. (v.
** Carl Otto Ehrendfried Nikolai (1810-1849) foi o fundador da Wiener Philharmoniker [= Orquestra Filarmónica de Viena], em 1842, então chamada de "Philharmonic Academy" (v. http://www.wienerphilharmoniker.at/index.php?set_language=en&cccpage=history )
*** Abertura sinfónica da opereta baseada na conhecida obra de William Shakespeare