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Saturday, April 4, 2009

ARS MUSICA (66): David Zink's O Sacrum Convivium

No próximo dia 19 de Abril, pelas 16 horas, na Igreja de S. Julião, em Oeiras (perto da estação, junto ao antigo Liceu), David Zink estreia a sua última obra, O Sacrum Convivium!



O SACRO CONVIVIUM !
para 4 vozes solistas, coro misto, órgão, 2 teclados electrónicos e percussão
música de David Zink, segundo texto de S. Tomás de Aquino (1225-1275)



I – Offertorium
(Eucharistia ad Ultimam Cenam) - Moteto (solistas, coro misto e teclados)
II – Ascensionis
- Quodlibet (órgão e 2 sintetizadores)
III – Ressurectio (Gloriae nobis / Alleluia) - Antífona (coro a 2 vozes, teclados e percussão)

Intérpretes (por naipe/ordem alfabética):
membros do Ars Integrata Ensemble e Corelis
Eugénia Gonçalves, Maria Filomena Lima (sopranos)
Alexandra Dinis de Almeida, Anabela Araújo, Maria de Fátima Galante (contraltos)
João Miguel Vaz Gomes (tenor)
David Zink (baixo, órgão, sintetizador, percussão el.)


A composição, baseada no texto homónimo latino de S. Tomás de Aquino, será apresentada numa versão reduzida.

Segundo o seu autor:

«embora, na sua matriz original a tenha concebido sob um prisma mais "vanguardista" e "erudito" do ponto de vista musical (com uma forte componente "serialista"), para a ocasião da sua estreia na Igreja de S. Julião, tendo em conta as características do espaço e dos seus frequentadores habituais, operei uma reformatação mais ligeira (e breve). Daí que a instrumentação ficasse também circunscrita ao uso do órgão existente e ao meu sintetizador mais pequeno (Korg M1). Mantive, no entanto, a sua formatação tripartida (por referência ao seu simbolismo).

A composição estrutura-se, pois, simbolicamente sob o signo do 3, número arquétipico da divindade desde os tempos pré-históricos (o sistema trilíptico está, desde logo, bem presente na cultura dolménica), na civilização egípcia (pirâmides) e que com o cristianismo consubstancia-se na Santíssima Trindade, e assenta na tonalidade de Sol Maior (“Deus é Luz”).

Assim:

Abrindo com a leitura do texto latino e o canto monódico, evocativo dos cantos bizantino e gregoriano, segue-se um curto percurso estritamente musical privilegiando as sonoridades "cósmicas" e "angelicais" (incluindo a título incidental o prelúdio n.º 1 do cravo bem-temperado de J. S. Bach), e terminando com um "Gloria" cantabile e "dansabile" (em jeito de gospel).


Mais especificamente, as 3 partes que formam um todo ("Deo est unum"), articulam-se do seguinte modo:

- A primeira é um OFFERTORIUM, em jeito "gregoriano" (mas com baixo continuo "obligato" e não apenas a Capella) - corresponde à cena da Última Ceia;

- Segue-se a ASCENSIONIS - a parte central, que é exclusivamente instrumental (3 teclados: sintetizadores e órgão da igreja). No entanto, para aquela igreja e tipo de público, substituí esta 2.ª parte muito intensa e mais extensa, com parafernália electrónica predominantemente atonal, por uma versão "adocicada" e "angelical", entecruzada com uma versão sui generis do prelúdio n.º 1 do Cravo Bem-temperado de J. S. Bach (a instrumentação também foi reduzida ao órgão e a apenas 1 sintetizador).

- A terminar, uma coda muito curta a RESSURECTIO (Gloria nobis / Alleluia), com coro a 2 vozes, teclados e percussão, que é uma espécie de Gospel, cantabile e dansabile, matizado por um carácter minimalista, representando a descida de Cristo à Terra. »


O texto original, em latim, de S. Tomás de Aquino foi incluído na liturgia católica, como antífona, na festa do Corpus Christi. Este, é alusivo ao «Santo Sacramento da Comunhão, visando expressar o profundo mistério do milagre da Eucaristia: O banquete sagrado no qual Cristo é consumido, a memória da sua Paixão é evocada, as nossas almas ficam plenas de graça, e nos é dada a antevisão do nosso futuro de glória».


Texto latino (pontuação segundo o Liber Usualis):


O sacrum convivium!
in quo Christus sumitur:
recolitur memoria passionis ejus:
mens impletur gratia:
et futurae gloriae nobis pignus datur.
Alleluia.



Tradução francesa:


O banquet sacré
où l'on reçoit le Christ!
On célèbre le mémorial de sa passion,
l'âme est remplie de grâce et,
de la gloire future,
le gage nous est donné.
Alleluia



Tradução inglesa:


O sacred banquet!
in which Christ is received,
the memory of his Passion is renewed,
the mind is filled with grace,
and a pledge of future glory to us is given.
Alleluia.



tradução portuguesa:


Oh banquete sagrado
no qual Cristo é consumido,
a memória da sua Paixão é evocada,
a nossa alma fica cheia de graça,
e nos é dada a antevisão
do nosso futuro de glória
Alleluia



Cf. links:
http://www.cpdl.org/wiki/index.php/O_sacrum_convivium
http://en.wikipedia.org/wiki/O_Sacrum_Convivium

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Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan