O SACRO CONVIVIUM !
para 4 vozes solistas, coro misto, órgão, 2 teclados electrónicos e percussão
música de David Zink, segundo texto de S. Tomás de Aquino (1225-1275)
I – Offertorium
II – Ascensionis - Quodlibet (órgão e 2 sintetizadores)
III – Ressurectio (Gloriae nobis / Alleluia) - Antífona (coro a 2 vozes, teclados e percussão)
Intérpretes (por naipe/ordem alfabética):
membros do Ars Integrata Ensemble e Corelis
Eugénia Gonçalves, Maria Filomena Lima (sopranos)
Alexandra Dinis de Almeida, Anabela Araújo, Maria de Fátima Galante (contraltos)
João Miguel Vaz Gomes (tenor)
David Zink (baixo, órgão, sintetizador, percussão el.)
A composição, baseada no texto homónimo latino de S. Tomás de Aquino, será apresentada numa versão reduzida.
Segundo o seu autor:
«embora, na sua matriz original a tenha concebido sob um prisma mais "vanguardista" e "erudito" do ponto de vista musical (com uma forte componente "serialista"), para a ocasião da sua estreia na Igreja de S. Julião, tendo em conta as características do espaço e dos seus frequentadores habituais, operei uma reformatação mais ligeira (e breve). Daí que a instrumentação ficasse também circunscrita ao uso do órgão existente e ao meu sintetizador mais pequeno (Korg M1). Mantive, no entanto, a sua formatação tripartida (por referência ao seu simbolismo).
A composição estrutura-se, pois, simbolicamente sob o signo do 3, número arquétipico da divindade desde os tempos pré-históricos (o sistema trilíptico está, desde logo, bem presente na cultura dolménica), na civilização egípcia (pirâmides) e que com o cristianismo consubstancia-se na Santíssima Trindade, e assenta na tonalidade de Sol Maior (“Deus é Luz”).
Assim:
Abrindo com a leitura do texto latino e o canto monódico, evocativo dos cantos bizantino e gregoriano, segue-se um curto percurso estritamente musical privilegiando as sonoridades "cósmicas" e "angelicais" (incluindo a título incidental o prelúdio n.º 1 do cravo bem-temperado de J. S. Bach), e terminando com um "Gloria" cantabile e "dansabile" (em jeito de gospel).
Mais especificamente, as 3 partes que formam um todo ("Deo est unum"), articulam-se do seguinte modo:
- A primeira é um OFFERTORIUM, em jeito "gregoriano" (mas com baixo continuo "obligato" e não apenas a Capella) - corresponde à cena da Última Ceia;
- Segue-se a ASCENSIONIS - a parte central, que é exclusivamente instrumental (3 teclados: sintetizadores e órgão da igreja). No entanto, para aquela igreja e tipo de público, substituí esta 2.ª parte muito intensa e mais extensa, com parafernália electrónica predominantemente atonal, por uma versão "adocicada" e "angelical", entecruzada com uma versão sui generis do prelúdio n.º 1 do Cravo Bem-temperado de J. S. Bach (a instrumentação também foi reduzida ao órgão e a apenas 1 sintetizador).
- A terminar, uma coda muito curta a RESSURECTIO (Gloria nobis / Alleluia), com coro a 2 vozes, teclados e percussão, que é uma espécie de Gospel, cantabile e dansabile, matizado por um carácter minimalista, representando a descida de Cristo à Terra. »
O texto original, em latim, de S. Tomás de Aquino foi incluído na liturgia católica, como antífona, na festa do Corpus Christi. Este, é alusivo ao «Santo Sacramento da Comunhão, visando expressar o profundo mistério do milagre da Eucaristia: O banquete sagrado no qual Cristo é consumido, a memória da sua Paixão é evocada, as nossas almas ficam plenas de graça, e nos é dada a antevisão do nosso futuro de glória».
Texto latino (pontuação segundo o Liber Usualis):
O sacrum convivium!
in quo Christus sumitur:
recolitur memoria passionis ejus:
mens impletur gratia:
et futurae gloriae nobis pignus datur.
Alleluia.
Tradução francesa:
O banquet sacré
où l'on reçoit le Christ!
On célèbre le mémorial de sa passion,
l'âme est remplie de grâce et,
de la gloire future,
le gage nous est donné.
Alleluia
Tradução inglesa:
O sacred banquet!
in which Christ is received,
the memory of his Passion is renewed,
the mind is filled with grace,
and a pledge of future glory to us is given.
Alleluia.
tradução portuguesa:
Oh banquete sagrado
no qual Cristo é consumido,
a memória da sua Paixão é evocada,
a nossa alma fica cheia de graça,
e nos é dada a antevisão
do nosso futuro de glória
Alleluia
Cf. links:
http://www.cpdl.org/wiki/index.php/O_sacrum_convivium
http://en.wikipedia.org/wiki/O_Sacrum_Convivium
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