ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Thursday, June 25, 2009

ARS MUSICA (70): Festival Sete Sóis, Sete Luas

-
FESTIVAL 7 SÓIS, 7 LUAS
Festival 7 Sóis, 7 Luas


O Festival Sete Sóis Sete Luas, em 2009 na sua XVII edição, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal. Realiza a sua programação no âmbito da música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono. Recebeu o apoio da União Europeia com os Programas Caleidoscópio, Cultura2000 e Interreg IIIB Medocc, pela dimensão europeia e qualidade cultural do projecto. Os Presidentes Honorários do Festival são os Prémio Nobel José Saramago e Dario Fo. Entre os objectivos do Festival: o dialogo intercultural, a mobilidade dos artistas dos Países da Rede, a criação de formas originais de produção artística com a participação dos criadores vindos dos Países da Rede.

Programa:
de 26 de Junho a 5 de Julho – Exposição de Giampaolo Talani (Toscana)
26 de Junho – Korrontzi (País Basco)
3 de Julho – Remo Anzovino (Itália)
10 de Julho – 7LuasOrkestra (Mediterráneo)
17 de Julho – Esta (Israel)
24 de Julho – Cacao Brasil (Ceará, Brasil)
31 de Julho – Ana Gonzalez y su gente (Andaluzía)
7 de Agosto – Fia na roca (Galiza)
14 de Agosto – Olga Cerpa (Canárias)
21 de Agosto – Rocio Marquez (Andaluzía)
28 de Agosto – Vaguement la Jungle (França)
4 de Setembro – Mor Karbasi (Israel)


KORRONTZI (País Basco)
Korrontzi é um jovem grupo revelação da música do Pais Basco, que descobriu a antiga tradição do "trikitilari" (intérprete de concertina, chamado "Korrontzi"), que costumava chegar todos os domingos à praça principal da cidade de Munguia (Vizcaya), em cima de um burro. Este músico transmitia alegria às pessoas que iam sair da missa das 11 horas do domingo. O grupo quer assim homenagear a cultura popular basca e ao mesmo tempo quer estar atento às influencias de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria.


REMO ANZOVINO (Itália)
Compositor e pianista, trabalhou desde o início da sua carreira na realização de bandas sonoras para o cinema, e especialmente para o cinema mudo. Em 2006 apresenta o seu primeiro trabalho discográfico "Dispari" (RaiTrade). A critica musical fala logo de Anzovino como de "um músico extraordinário, um maestro na descrição das emoções, que tem a magia de Rota e de Morricone". Anzovino já apresentou o seu trabalho em prestigiadas salas de concertos como o Auditorium Parco della Musica di Roma e em programas de televisão e de rádio da Rai. O seus concertos caracterizam-se pela energia e pela originalidade das suas performances musicais. Estreia Nacional.


7LUAS ORKESTRA (Mediterráneo)
Esta produção original, idealizada pelo Festival SSSL, conta com a participação de 7 prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais enraizadas nos países da Rede SSSL: Açores (Arminda Alvernaz), Alentejo (Celina da Piedade), Andaluzia (Manuel Cabrales), Croácia (Marko Kalcic), Sicília (Mario Incudine), Grécia (Kelly Thoma), Valência (Efrén López)...
Durante uma residência artística de uma semana, foi criado um repertório contemporâneo e ao mesmo tempo baseado e inspirado nas tradições musicais do Mediterrâneo. Estreia Nacional.


ESTA (Israel)
O grupo Esta nasceu em 1979 e representa um dos grupos históricos da música popular de Israel. A sua música, com grande originalidade, acompanha as influências musicais dos "pais" de Israel, vindos da Bulgária, do Iraque, da Síria, da Turquia... A performance dos Esta é um crossover entre a "Hafla" (a celebração do Médio Oriente) e um concerto: uma verdadeira experiência espiritual. Os Esta hipnotizam o público com a "darbukada", tocando uma variedade de instrumentos que os próprios músicos criaram: o zurnaphone, a bometa, a suz guitar, a darbuka falante e o bandutar. O Presidente Bill Clinton, depois de ouvir o incrível concerto dos Esta na Casa Branca, definiu a sua música maravilhosa, agradecendo o grupo pela magnífica performance.
Estreia Nacional.


CACAU BRASIL (Ceará, Brasil)
Cantor, compositor e artista visual, Cacau Brasil é - como gosta de destacar - um estudioso da cultura popular brasileira, com a qual se identifica desde criança. Mineiro de Viçosa, radicado no Ceará, Cacau tem mantido contactos com músicos, poetas, repentistas e ícones da cultura nordestina. A música popular brasileira cantada por Cacau insere-se num contexto contemporâneo e absorve vários ritmos como o maracatu, o coco, o carimbó e o frevo, entre outros. Cacau visa levar a riqueza e a diversidade da música brasileira aos quatro cantos do mundo, difundindo a alma, os sons, histórias e alegrias do povo brasileiro.
Estreia nos Açores.


ANA GONZALEZ Y SU GENTE (Andaluzía)
Uma noite excepcional de grande cante e baile flamenco com Ana González e José Rivera, afirmados bailarinos da companhia de Sara Barás. Ana González y su Gente é um grupo bem representativo do actual panorama do flamenco andaluz. Frescos e jovens mas com qualidade, os artistas deste grupo já estiveram em todo o mundo com diferentes companhias flamencas: Juan Antonio Rodríguez, guitarrista de Antonio el Pipa, María del Mar Fernández, voz prodigiosa do Nuevo Ballet Flamenco Español, Chele Rodríguez afirmado percussionista dos "tablaos" de Madrid.


FIO NA ROCA (Galiza)
A aparição de Fia na Roca foi um dos acontecimentos na música da Galiza. Sempre recebida com excelentes críticas, a sua proposta representa uma autêntica lufada de ar fresco no tratamento da música tradicional galega. Com o seu som elegante e os seus arranjos surpreendentes, a tradição converte-se em mais um elemento a combinar com as ideias originais do grupo e com as mais diversas influências, dando lugar a um estilo autêntico e inconfundível. A diversidade estilística, junto à riqueza das sonoridades utilizadas nas diferentes composições, constitui um dos principais sinais de identidade, chegando a um resultado final coerente e com carácter.
Estreia no Algarve.


OLGA CERPA (Canárias)
Olga Cerpa é considerada como uma das vozes mais importantes da música popular das ilhas Canárias e tem uma carreira com mais de 20 anos de actividade. É a cantora do conhecido grupo canário Mestisay e já colaborou em mais de 20 gravações discográficas, convidada por artistas de prestígio como o português Júlio Pereira ou o basco Kepa Junkera.
Estreia Nacional.


ROCIO MARQUEZ (Andaluzía)
Rocio Marquez, de 24 anos, é a estrela do Sul, é a nova voz flamenca da Andaluzia nos seus quatro pontos cardeais. Quando fecha os seus magníficos olhos, Rocio traz virtuosismos de voz, inspirados no "duende" que enche de beleza e frescura o espaço do concerto. Rocio já participou em muitos programas de televisão (CanalSur) e festivais de flamenco, ganhando diferentes prémios nas mais importantes "peñas" e "tablaos" flamencos. Em Agosto de 2008 Rocio ganha a "Lampara Minera" do Festival Internacional do "Cante de las Minas", o prémio mais importante do flamenco a nível internacional


VAGUEMENT LA JUNGLE (França)
O universo do grupo é uma fantástica mescla musical livre de qualquer fronteira, como se percebe ao ouvir as sonoridades presentes nos álbuns "Tchavalé" e "Aïe, Aïe, Aïe". Pode dizer-se que o seu lema é desfrutar ao máximo de cada actuação e levar alegria e diversão ao público. Mistura de teatro e música cigana, os seus espectáculos constituem uma improvisação permanente. Impossível permanecer indiferente aos seus concertos, que na opinião de muitos são «uma aventura que é preciso ouvir com os olhos».


MOR KARBASI (Israel)
Mor Karbasi, cantora israelita, é a jovem voz revelação da música hebraica e nos proporciona emoções em ladino, espanhol, hebreu. Mor, cujas origens são divididas entre Marrocos e Pérsia, nos apresenta uma magnífica viajem nas músicas que vão da Espanha árabe da Idade Média até ao Norte de África, à Europa mediterrânica e a Israel, entre obras de poesia litúrgica hebraica e baladas sefarditas. Mor já actuou em festivais importantes como no Womad, em Charlton Park em 2007, sendo tema de entusiásticas reportagens da BBC.

http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idCls=714
http://www.7sois7luas.com/

-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan