ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Wednesday, September 2, 2009

ARS MUSICA (72): Mor Karbasi encerra Festival Sete Sóis, Sete luas

-
Mor Karbasi (Israel)
(foto: cortesia da org. do Festival)

Termina na próxima 6.ª feira, na Fábrica da Pólvora (em Barcarena, no concelho de Oeiras) o Festival Sete Sóis, Sete Luas. A presente edição terá sido, no cômputo geral, porventura a mais fraca a que assistimos (Oh, Crisis!!! ...What crisis?). Ainda assim, houve dois grandes momentos (sem considerar aqueles a que não assistimos, como os concertos da transnacional 7Luas Orkestra e do grupo francês Vaguement la Jungle), os quais importa destacar: as actuações de Korrontzi (País Basco) e de Ana Gonzalez y su gente (Andaluzía). É, por isso, grande a expectativa para o concerto de encerramento de Mor Karbasi (Israel), depois de no mês anterior ter passado pelo mesmo palco o grupo Esta seu conterrâneo, que, apesar de um desempenho que agradou, não chegou a deslumbrar como sucedera no ano transacto com o excelente Eyal Sela e o seu “Call of the Mountain”, a provar que a música popular não tem que ser primária para conseguir a adesão do público. Assim, às 22 horas, lá estaremos para fruir a voz sedutora de Mor e ajuizar da qualidade dos músicos que trouxer na sua bagagem, tendo em conta que no seu currículo se inclui uma passagem pelo prestigiado Festival da Womad, de Peter Gabriel.

Mas, recomendamos a ida mais cedo para poder apreciar a exposição de fotografia de Paulo Martins patente no mesmo complexo (Edifício 51), o qual, metodicamente tem vindo a registar para a posterioridade os bons momentos que se têm vivido na Fábrica da Pólvora ao longo das diferentes edições do Festival, a par de outras realizações promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras, em laboriosas imagens feitas de saber técnico e sensibilidade estética, sem perder de vista o sentido documental.

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan