HNM rides again [2010] / (re)designed by David Zink
NELSSONMESSE DE HAYDN : UMA MISSA PARA OS TEMPOS DE CRISE
Sexta-feira, dia 17 de Dezembro, pelas 21h30
Basílica da Estrela (Lisboa)
HAYDN, Franz Joseph (1732-1809)
Missa in Angustiis, Hob XXII: 11 – “Nelsonmesse” (1798)
Entrada livre!
Na próxima sexta-feira, dia 17 de Dezembro, pelas 21h30, com a Missa in Angustiis, Hob XXII: 11, a mais grandiosa das missas corais-sinfónicas de Franz Joseph HAYDN (1732-1809). "Missa em tempos conturbados", como figura no catálogo (embora não no manuscrito autógrafo) das obras do genial compositor que W.A. Mozart muito admirava – e daí a feliz escolha desta obra, tanto pela excelência da música como pela sua pertinência simbólica com o momento presente, ou seja a Missa como grito de revolta contra o opressor, hoje personificado na corrupta oligarquia político-financeira que preside à ruína dos povos.
Note-se, ainda, que esta obra a todos os títulos notável tornou-se pouco depois popularmente apelidada por “Nelsonmesse” (=Missa de Nelson), como é actualmente mais conhecida, por relação com a sua estreia em Novembro de 1798, logo após a derrota da armada do todo-poderoso Imperador Napoleão Bonaparte pela marinha do Almirante Horace Nelson, tendo este provado que os títeres também se abatem e aberto uma janela de esperança para os povos que haviam sido subjugados pelas tropas napoleónicas. Acresce que em 1800 o famoso estratega e Lady Hamilton visitaram Viena e admite-se inclusive a hipótese desta obra ter sido tocada em sua homenagem.
Seja como for, a importância simbólica desta obra e o seu inestimável valor musical, fazem deste concerto um acontecimento privilegiado para todos quantos puderem assistir.
Serão intérpretes:
Elsa Cortez, soprano
Laryssa Savechenko, contralto
João Queirós, tenor
Armando Possante, barítono
Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa
Orquestra Sinfónica Juvenil
Direcção: Christopher Bochmann (direcção)
Intérpretes:
Elsa Cortez, soprano
Laryssa Savechenko, contralto
João Queirós, tenor
Armando Possante, barítono
Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa
Orquestra Sinfónica Juvenil
Direcção: Christopher Bochmann
A não perder!
-