ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Sunday, October 9, 2011

ARS MUSICA (108): Pedro Osório's sunkiss "O beijo do Sol"



Pedro Osório, um dos músicos mais marcantes na cena musical portuguesa ao longo de várias décadas, regressa às lides após uma prolongada ausência, mostrando mais uma vez as qualidades que o distinguem e a sua grande capacidade de se reinventar a cada momento.
Mais conhecido no âmbito da música ligeira, que diga-se de passagem cultivou com as necessárias concessões próprias dos meandros comerciais (como era então difícil a um músico sobreviver em Portugal se não fora isso), mas fazendo sempre um trabalho digno, sem resvalar um milímetro para o "piroso" ou o "pimba", Pedro Osório manteve sempre um interesse por outras formas musicais mais estimáveis, como o jazz e as raízes etnográficas da música popular.

Em nossa opinião, a sua faceta mais relevante , e todavia a menos conhecida do grande público (e por isso a queremos destacar), é mesmo a de músico de jazz de grandes recursos técnicos, capacidade de improviso ao mais alto nível e fluente sensibilidade, só que durante mais de metade da sua existência os tempos eram azíagos para se fazer carreira nesta área, e isso resultou numa menor disponibilidade para expressar o seu enorme potencial neste domínio, manifestando-se apenas timidamente e em círculos mais restritos, mas se prestarem bem atenção verão que nunca deixou de introduzir um "cheirinho" (e às vezes mais do que isso) de jazz nos arranjos das suas "canções" ligeiras.

Poucos saberão, por exemplo, que foi mestre e mentor do pianista e compositor Mário Laginha, com quem aliás gravou uma série de duetos magistrais para a televisão (alô RTP! Já tarda uma edição em DVD dessas memoráveis sessões, no que seria também uma justa homenagem a Pedro Osório que tanto deu a essa "casa", e motivo de prestígio para a empresa).

Enquanto isso não sucede, aqui fica um exemplo - o tema "O Beijo do Sol" - do último projecto de Pedro Osório, ainda à procura de editora. Trata-se de uma bem sucedida incursão nas áreas da "world music" e da "fusion", que entendeu por bem aglutinar para nos conduzir numa viagem planetária e intemporal.




Por esta amostra, é caso para dizer venha daí o disco urgentemente! Parabéns, Pedro!

Links:

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan