ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Thursday, November 10, 2011

ARS MUSICA (110): Hotel Suite, opera by Luís Soldado and Rui Zink world premiered in London

Sweet Life Opera [2011] / by David Zink

HOTEL SUITE WORLD PREMIERE IN LONDON

HOTEL SUITE – ÓPERA DE LUÍS SOLDADO E RUI ZINK ESTREIA EM LONDRES


AMARYLLIS FLEMING CONCERT HALL, London

2011, November 11, 7:30pm

«One of Europe's leading new music groups visits the Royal College of Music for a programme including the world premiere of Hotel Suite, the third operatic collaboration between hugely acclaimed RCM composer Luís Soldado and leading Portuguese novelist and comic book writer Rui Zink»

http://www.rcm.ac.uk/Events/Highlights/


Luís Soldado (compositor) e Rui Zink (autor do libreto) levam à cena em Londres, em estreia mundial, uma Ópera inspirada na história do escândalo sexual do ex-Presidente do FMI Strauss-Kahn em Nova York. Intitulada «Hotel Suite», a ópera conta "a história de um homem de negócios de meia-idade aliciado por um porteiro de hotel que lhe promete satisfazer qualquer desejo. Embora tenha uma mulher dedicada, o homem cede à luxúria e aceita a oferta, na forma de uma jovem empregada que entra no seu quarto. Porém, o encontro tem um desfecho inesperado, quando a mesma apresenta queixa por agressão da qual o acusado invoca estar inocente".

Mérito musical aparte – e esta ópera poderá surpreender muito nesse domínio, tendo em conta o que já conhecemos do compositor – a história posta em libreto nesta ópera tem o aliciante de poder dizer-nos muito mais do que a realidade tornada conhecida.


Depois do grande sucesso da ópera Os Fugitivos, em parceria com José Eduardo Rocha (música), estreada no Teatro da Trindade em 17 Março 2004, o internacionalmente aclamado escritor Rui Zink foi chamado a escrever um novo libreto, a pedido de Luís Soldado, compositor português residente na capital inglesa, com o qual já colaborara anteriormente com excelentes frutos.


Deste último Luís Soldado, assistimos há alguns anos atrás, no Teatro de S. Luís a um trecho de ópera em concurso (também com libreto de Rui Zink), e que injustamente, a nosso ver, não venceu mas convenceu o público e a nós em particular de que estávamos diante de um jovem de grande talento e já maduro compositor de amplos recursos, sobre o qual, já não tínhamos dúvidas que tinha potencial para se tornar num compositor de eleição, porquanto demonstrava já, entre outros predicados, um pleno domínio das diversas linguagens e formas musicais, combinando sabiamente tonalismo e atonalismo e pontuando a sua erudição de intersecções evocativas da tradição mais ligeira, incluindo a música de cabaret ao género da «Ópera dos três vinténs» da dupla Kurt Weil/Bertolt Brecht, desassombradamente e sem quaisquer preconceitos, num modo galvanizante.


A estreia mundial de Hotel Suite, será realizada em Londres, na sexta-feira, 11 de Novembro às 19:30 no Amaryllis Fleming Concert Hall

Esta realização, conta com um elenco de jovens talentos, com nomes como Nina Brasier e Grace Power (RWCMD), o tenor canadense WeiHsi HU (Guildhall), Christopher Jacklin, intérprete de eleição da ópera de ENO (RCM), e a portuguesa Susana Teixeira.

Lisbon Contemporary Music Ensemble
Maestro: Rui Pinheiro | Director: Nina Brasier | Designer: Giulia Scrimieri.
Compositor Luís Soldado | Libretista Rui Zink

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan