ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Monday, March 17, 2008

ARS MUSICA (37): 11.º Encontro Internacional de Clarinetes em Lisboa


11th Lisbon Internacional Clarinet Meeting (Palácio Foz)

Durante 5 dias, de 16 a 20 de Março, o Palácio Foz (Praça dos Restauradores, em Lisboa) irá ser palco de um autêntico "festival" de clarinetes, incluindo a realização de masterclasses para formandos que se queiram aperfeiçoar, mas também 2 exposições, 1 conferência e 3 recitais para o público em geral que queira aferir o estado da arte, e deleitar-se com obras significativas do reportório deste instrumento.

O Clarinete (cujo antepassado, o chalumeau, ou charamela em português, já deixara a sua inconfundível marca na música de Telemann) e que, sendo timbre da "escola" de Mannheim - e que Carl Stamitz (1745-1801), um dos seus lídimos representantes, enfatizou ao escrever 10 belissimos concertos para este instrumento, evidenciando o seu potencial solista do qual se apercebera através da privação com o virtuoso Johann Joseph Beer (1744-1811), considerado o fundador da escola de clarinete na Alemanha -, seduziu W. A. Mozart (a ponto de este financiar do seu próprio bolso o desenvolvimento de melhorias técnicas, por intermédio do seu amigo de infância Anton Stadler, além de lhe dedicar algumas das páginas mais sublimes enquanto compositor), logo seguido por Beethoven, Brahms, Crusell, Sphor, Weber, entre muitos outros, e chegando aos compositores contemporâneos como Malcolm Arnold, Luciano Berio, Leonard Bernstein, John Corigliano, K. Penderecki, K. Stockhausen, Strawinsky, etc., para já não falar da música popular (sendo mesmo preponderante na balcânica e na Klezmer judaica) e no jazz que o adoptou como um dos seus instrumentos de referência (nele sobressaindo nomes como os de Sydney Bechet, Barney Bigard, Benny Goodman, Buddy de Franco, Rolf Khün, Michel Portal, Louis Sclavis, Eddy Daniels, Don Byron, etc.).

E importa ter presente que Portugal é um viveiro de excelentes clarinetistas, alguns internacionalmente consagrados como os decanos António Saiote e Manuel Jerónimo (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, OCLA), mas também de gerações mais novas como António Rosa, Carlos Alves, Iva Barbosa, Joaquim Ribeiro, José Miguel Conde, Luís Carvalho, Nuno Gonçalves (também compositor de mérito com aproximação ao jazz, na linha de Carla Bley), Susana Antunes (excelente pedagoga) e muitos outros.


PROGRAMA para o público em geral. Entrada livre.

Dia 17, pelas 19h30m – Obras de André Messager, Claude Debussy, Pierre Boulez e Francis Poulenc
Intérpretes: Jérôme Verhæghe (clarinete), Aniko Harangi (piano)
(v. detalhes em: http://www.ics.pt/GMCS/eventos/prg_17032008.pdf )

Dia 18
- 15h – Conferência por Sérgio Gerez, técnico da firma Selmer (célebre fabricante de clarinetes)
- 18h – Obras de J.S. Bach, Johannes Brahms, Ferrucio Busoni, Ramon Carnicer, F. V. Krommer, Johann Wenzel Kalliwoda, Astor Piazzolla e Franz Schubert
Intérpretes: Lisbon Clarinet Choir (orquestra de clarinetes), Josep Fuster (clarinete), Rodovan Cavallin (clarinete), Aniko Harangi (piano)
(v. detalhes em: http://www.ics.pt/GMCS/eventos/prg_18032008.pdf )

Dia 19, pelas 21h – Obras de Carl Maria von Weber, Gabriel Pierné, Claude Debussy, Francis Poulenc, Olivier Messiaen e Luigi Bassi
Intérpretes: Clarinetissimo Ensemble (orquestra de clarinetes), Pascual Martinez (clarinete), Gema Nieto (piano)
(v. detalhes em:
http://www.ics.pt/GMCS/eventos/prg_19032008.pdf)

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan