ÓPERA EM CRIAÇÃO NO TEATRO DE S. LUÍS
novos compositores portugueses em concurso
Dias 25 e 26 de Março, às 21h00, no belissimo (e ao abrigo das noites frias) "Jardim de Inverno" do Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa, haverá oportunidade (rara e por isso a não perder) de ouvir obras de novos compositores portugueses em concurso, que irão ser tocadas pela Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção de Christopher Bochmann.
Entrada Livre!
ÓPERAS CURTAS
25 E 26 MARÇO TERÇA E QUARTA ÀS 21HOO
JARDIM DE INVERNO Teatro Municipal de São Luiz
Esta á a segunda edição do Concurso Ópera em Criação, destinado a promover a criação de ópera em português por jovens compositores portugueses ou residentes em Portugal. Trata-se de um concurso bienal que tem como fase final para a decisão do vencedor a montagem e apresentação ao público de um programa em estreia de óperas curtas, criadas durante o concurso, encenadas por Paulo Matos e dirigidas por Christopher Bochmann à frente da Orquestra Sinfónica Juvenil.
O Júri será composto por: Christopher Bochmann, Carlos Marecos, João Madureira, Paulo Matos, Helena Barbas, representantes do São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional de São Carlos e duas outras personalidades do mundo da música a designar.
PROGRAMA
O CASAMENTO DO DIABO
Música de Rafael Fraga. Libreto de Nuno Júdice
Com João Merino (baixo), Marco Alves dos Santos (tenor) e Inês Madeira (mezzo-soprano)
Sinopse: Um encontro entre o Diabo, D. João e Dona Elvira num espaço imaginário de romance, onde o amor desta se divide entre os dois como sendo ambos a face dum mesmo pacto maléfico.
AS DUAS MULHERES DE SIGMUND FREUD
Música de Hugo Ribeiro. Libreto de Armando Nascimento Rosa
Com Margarida Marecos (soprano) e Nataša Šibalić (soprano)
Sinopse: Assistimos ao encontro entre a mulher de Freud e a irmã dela, anos depois de falecerem, aquando da vinda a público da notícia de que Freud teria sido amante da irmã. Lamentam-se ambas desta vergonha pública e histórica, mas acabam a snifar as cinzas do seu defunto amante.
A CHORONA
Música de Manuel Durão. Libreto de Jorge Vaz Nande
Com Fernando Guimarães (tenor), Inês Madeira (mezzo-soprano) e João Merino (baixo)
Sinopse: Uma mulher vê-se assediada por dois marialvas que lhe oferecem flores. Recusa e chora lamentando-se até que acaba por sair dali. Os dois lamentam-se da má escolha de um cemitério para tentarem a sedução.
MUDOS
Música de Gonçalo Gato. Libreto de Vasco Gato
Com Nataša Šibalić (soprano) e Marco Alves dos Santos (tenor)
Sinopse: Diálogo entre dois seres, homem e mulher, sobre a incomunicabilidade das suas existências
ALFA
Música de Luís Soldado. Libreto de Rui Zink
Com João Merino (baixo), Margarida Marecos (soprano) e Fernando Guimarães (tenor)
Sinopse: Cena dentro de um Alfa entre Lisboa e Porto com carteirista apanhado, funcionária de bar sedutora e cobrador vendido. Tudo muda quando o comboio se vê parado por causa de um suicídio.
A palavra ao júri e... ao público! Ars Integrata recomenda vivamente!