«Prima la musica, poi le parole?»
Um recital poético-musical
pelo Ars Integrata Ensemble
Dia 6 de Abril de 2008, pelas 16h, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz (Praça dos Restauradores em Lisboa) - Espectáculo com Entrada Livre limitada à lotação da sala.
ARS INTEGRATA ENSEMBLE
David Zink (Direcção artística, piano e sintetizadores)
Jorge Castro (Poeta e diseur)
Júlia Lello (Poeta e diseur)
Sofia Sylva (Bailarina e coreógrafa)
CORELIS – Coro da Relação de Lisboa. Victor Roque Amaro (Maestro)
PROGRAMA
Oi Me Lasso – Laudario di Cortona, sécs. XII-XIII
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
David Zink (baixo)
Victor Roque Amaro, maestro
Acerca da essencial e discreta diferença
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música - piano)
Ad Præsente Deo
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)
E Porque O Culto
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música – piano e sintetizadores)
Yo Me Soy La Morenica (villancico) - anón., séc. XVI
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Filomena Lima (mezzo-soprano), Maria Helena António (soprano)
Victor Roque Amaro, maestro
Libera Voce
David Zink (improvisação em piano acústico)
INTERVALO
Puestos Están Frente A Frente (romance) – anón., 1580
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Adelino Lopes(barítono), Carlos Lobo (baixo)
Victor Roque Amaro, maestro
Sphera Mundi (“poema sinfónico”)
David Zink (música - sintetizadores)
Da Ciencia e da Arte
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)
Falas de Amor
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)
Canção de Embalar
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (piano), Sofia Sylva (bailarina-coreógrafa)
Ostinato Dansabile
David Zink (música - piano), Sofia Sylva (bailarina-coreógrafa)
Chi la gagliarda (dança) - Baldassare Donato, c.1530-1603
CORELIS. Victor Roque Amaro, maestro
________________________________
ARS INTEGRATA é um ensemble fundado por David Zink, que protagoniza um projecto assente na criação artística multidisciplinar, e na compatibilização estilística entre vários géneros e formas artísticas, eruditas e populares, integrando tradição e vanguarda, formalismo e improvisação.
Contacto: arsintegrata@gmail.com
David Zink, direcção artística, piano e sintetizadores
Ecléctico por formação e temperamento, no plano musical embora particularmente dedicado aos instrumentos electrónicos, sem esquecer a formação inicial nas classes de guitarra e piano do Conservatório Nacional, assume-se como multi-instrumentista semi-autodidacta, com influências polissémicas recolhidas nos universos barroco, romântico e impressionista, mas também na avant-garde, no jazz, na pop e no rock criativos. No final de 2006, fundou o ensemble Ars Integrata, retomando um conceito de ligação não subjugada entre poesia e música (indissociáveis na matriz greco-latina), que desenvolvera durante os anos 1990-92 com Natália Correia (1923-1993) e outros poetas da sua tertúlia (entre os quais Júlia Lello), mas alargando-o a outras formas de arte.
Jorge Castro, poeta e diseur
Nasceu no Porto, em 1952. É colaborador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional). Participa desde 2002 em inúmeras sessões de poesia por todo o país e, desde 2005 é organizador e dinamizador das sessões Noites Com Poemas (Biblioteca Mun. de Cascais). Colaborador regular da revista mensal Perspectiva (distr. aos sábados com o jornal O Público). Administrador do blog Sete Mares.
Júlia Lello, poeta e diseur
Licenciada em Filologia Românica e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, possui ainda o Curso Superior de Teatro da E.S.T.C. É Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo coordenadora da Área de Expressão Dramática.
Tem apenas 15 anos e frequenta o 7.º grau do Curso de Dança do Conservatório Nacional, mas participou já em realizações emblemáticas da Companhia Nacional de Bailado, como o “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”. Dos diversos palcos onde actuou salientam-se: Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Camões, Centro de Congressos de Lisboa, Culturgest, Centro de Artes Belgais, etc. Além do repertório clássico abraça também a dança moderna, incluindo sapateado, Tai-chi, Hip-Hop, Modern Jazz, etc.
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Victor Roque Amaro, maestro
O seu percurso musical como intérprete, investigador e de direcção está ligado sobretudo à musica vocal, mas também à instrumental renascentista e barroca. Nesse contexto, vem dirigindo qualificados grupos corais como o Coral Vértice (constituído por membros do Coro Gulbenkian, a que pertenceu), até 2001, o Concertus Antiquus, grupo vocal e instrumental de Música Antiga, o Coro Dom Luis I (fundado no âmbito da sua investigação no Palácio da Ajuda), com os quais participou em diversos festivais no País e no Estrangeiro (França, 1995 e Itália, 1998) e gravou alguns CDs. Em 2005, foi o Director Artístico convidado do último Festival dos Capuchos (Almada). Dirige o Corelis, desde Outubro de 2007.