ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Thursday, March 27, 2008

ARS MUSICA (39): Ars Integrata Ensemble ao vivo no Palácio Foz


«Prima la musica, poi le parole?»
Um recital poético-musical

pelo Ars Integrata Ensemble



Dia 6 de Abril de 2008, pelas 16h, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz (Praça dos Restauradores em Lisboa) - Espectáculo com Entrada Livre limitada à lotação da sala.

ARS INTEGRATA ENSEMBLE
David Zink (Direcção artística, piano e sintetizadores)
Jorge Castro (Poeta e diseur)
Júlia Lello (Poeta e diseur)
Sofia Sylva (Bailarina e coreógrafa)
CORELIS – Coro da Relação de Lisboa. Victor Roque Amaro (Maestro)

PROGRAMA

Oi Me Lasso – Laudario di Cortona, sécs. XII-XIII
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
David Zink (baixo)
Victor Roque Amaro, maestro

Acerca da essencial e discreta diferença
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música - piano)

Ad Præsente Deo
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)

E Porque O Culto
Júlia Lello (poema e voz), David Zink (música – piano e sintetizadores)

Yo Me Soy La Morenica (villancico) - anón., séc. XVI
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Filomena Lima (mezzo-soprano), Maria Helena António (soprano)
Victor Roque Amaro, maestro

Libera Voce
David Zink (improvisação em piano acústico)

INTERVALO

Puestos Están Frente A Frente (romance) – anón., 1580
CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Adelino Lopes(barítono), Carlos Lobo (baixo)
Victor Roque Amaro, maestro

Sphera Mundi (“poema sinfónico”)
David Zink (música - sintetizadores)

Da Ciencia e da Arte
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)

Falas de Amor
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (música - sintetizadores)

Canção de Embalar
Jorge Castro (poema e voz), David Zink (piano), Sofia Sylva (bailarina-coreógrafa)

Ostinato Dansabile
David Zink (música - piano), Sofia Sylva (bailarina-coreógrafa)

Chi la gagliarda (dança) - Baldassare Donato, c.1530-1603
CORELIS. Victor Roque Amaro, maestro


________________________________


ARS INTEGRATA é um ensemble fundado por David Zink, que protagoniza um projecto assente na criação artística multidisciplinar, e na compatibilização estilística entre vários géneros e formas artísticas, eruditas e populares, integrando tradição e vanguarda, formalismo e improvisação.
Contacto: arsintegrata@gmail.com

David Zink, direcção artística, piano e sintetizadores
Ecléctico por formação e temperamento, no plano musical embora particularmente dedicado aos instrumentos electrónicos, sem esquecer a formação inicial nas classes de guitarra e piano do Conservatório Nacional, assume-se como multi-instrumentista semi-autodidacta, com influências polissémicas recolhidas nos universos barroco, romântico e impressionista, mas também na avant-garde, no jazz, na pop e no rock criativos. No final de 2006, fundou o ensemble Ars Integrata, retomando um conceito de ligação não subjugada entre poesia e música (indissociáveis na matriz greco-latina), que desenvolvera durante os anos 1990-92 com Natália Correia (1923-1993) e outros poetas da sua tertúlia (entre os quais Júlia Lello), mas alargando-o a outras formas de arte.

Jorge Castro, poeta e diseur
Nasceu no Porto, em 1952. É colaborador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional). Participa desde 2002 em inúmeras sessões de poesia por todo o país e, desde 2005 é organizador e dinamizador das sessões Noites Com Poemas (Biblioteca Mun. de Cascais). Colaborador regular da revista mensal Perspectiva (distr. aos sábados com o jornal O Público). Administrador do blog Sete Mares.
Obras publicadas: - Contra a Corrente - Poemas que eu digo (ed. aut., 2005); - Edições da «Apenas Livros»: Sopa de Pedras (4ª ed., 2003); Odes no Brejo e Alguns Pecados (2ª ed., 2005); Coisadas (2006); Havia Trigo (2006); Auto das Danações (2007); Poemas de Menagem (2008). - Obras colectivas (na A.L.): Inês-Pedro-Amor-Paixão (2005); A Poesia nos Blogs (2006); Escrever É Um Lugar Tão Perto : poemas, contos e memórias, vols. I e II (2006); idem, vols. III e IV (2007).

Júlia Lello, poeta e diseur
Licenciada em Filologia Românica e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, possui ainda o Curso Superior de Teatro da E.S.T.C. É Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo coordenadora da Área de Expressão Dramática.
Obras publicadas - Poesia: Alguns Textos de Amor (ed. aut., 1982); Textos de Privação (ed. aut., 1984); Textos Pretextuais (Europress, 1991); representada nas antologias: O Lobo (Hugin, 2002), Antologia Poética - Inês de Castro (ACD: AADPDI, 2005) e Pedro/Inês/Amor/Paixão (E Etc., 2005). Novela - Amores de Príncipe (Lua Cheia, 1990). Ensaio: O Concerto, ou O triunfo da Música (Teatro, 1999). Virgínia Victorino e a vocação do Teatro (ESTC, 2005).

Sofia Sylva, bailarina
Tem apenas 15 anos e frequenta o 7.º grau do Curso de Dança do Conservatório Nacional, mas participou já em realizações emblemáticas da Companhia Nacional de Bailado, como o “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”. Dos diversos palcos onde actuou salientam-se: Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Camões, Centro de Congressos de Lisboa, Culturgest, Centro de Artes Belgais, etc. Além do repertório clássico abraça também a dança moderna, incluindo sapateado, Tai-chi, Hip-Hop, Modern Jazz, etc.

CORELIS - Coro da Relação de Lisboa
Nasceu em 1993 no Tribunal da Relação de Lisboa, mas integra actualmente não apenas magistrados e funcionários judiciais, como outros quadros da administração pública e advogados. Desde Outubro de 2007, é seu maestro titular Victor Roque Amaro. Realizou mais 70 concertos, sendo frequente a sua participação em cerimónias oficiais, mas também tem actuado em conhecidos palcos como os da Sociedade de Geografia, Museu do Traje, Palácio da Independência, Mosteiro dos Jerónimos, Sé de Lisboa, entre outros. No ano de 2002 lançou, no Fórum Lisboa, o seu primeiro CD - Acordes e Acórdãos. Em Janeiro de 2007, aceitou o convite de David Zink para integrar o projecto multidiscipinar Ars Integrata, com o qual actuou na Culturgest.
Victor Roque Amaro, maestro
O seu percurso musical como intérprete, investigador e de direcção está ligado sobretudo à musica vocal, mas também à instrumental renascentista e barroca. Nesse contexto, vem dirigindo qualificados grupos corais como o Coral Vértice (constituído por membros do Coro Gulbenkian, a que pertenceu), até 2001, o Concertus Antiquus, grupo vocal e instrumental de Música Antiga, o Coro Dom Luis I (fundado no âmbito da sua investigação no Palácio da Ajuda), com os quais participou em diversos festivais no País e no Estrangeiro (França, 1995 e Itália, 1998) e gravou alguns CDs. Em 2005, foi o Director Artístico convidado do último Festival dos Capuchos (Almada). Dirige o Corelis, desde Outubro de 2007.

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan