ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Tuesday, December 15, 2009

ARS MUSICA (79): A História do Fado segundo Rui Vieira Nery

-

COMO SE FAZ A HISTÓRIA DO FADO?
Bibliografia, fontes documentais e arquivos sonoros


Hoje, dia 15 de Dezembro, pelas 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (Campo Grande, 83 - Lisboa), realiza-se uma importante conferência a cargo do Prof. Rui Vieira Nery, que abordará o estado da questão em matéria da historiografia do Fado, a qual será complementada por uma mostra documental e uma actuação dos Músicos do Tejo.

Nesta conferência dedicada não apenas a musicólogos mas também a todos aqueles que se interessam pelo Fado - seja enquanto amantes do género ou interessados em conhecer melhor a sua génese, percurso histórico e repercussões sociais e musicais -, o conhecido musicólogo (ele próprio filho de um grande guitarrista de Fado: Raul Nery) apresentará uma panorâmica da História do Fado e da sua problemática.

«Depois dos estudos pioneiros de Pinto de Carvalho e Alberto Pimentel, nos primeiros anos do século XX, e do enorme esforço de recolha informativa levada a cabo por Luís Moita e A. Vítor Machado na década de 1930, pode dizer-se que o arranque da investigação sobre este tema se dá com a exposição Fado: Vozes e Sombras, comissariada por Joaquim Pais de Brito e integrada no programa de Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura.

O estudo do Fado exige a construção de um modelo teórico que o integre no contexto mais geral da História Cultural portuguesa desde os finais do Antigo Regime e o inter-relacione com os desenvolvimentos paralelos da Economia, da Sociedade, das Ideias, da Literatura e das Artes em Portugal no mesmo período.

Mas exige também, como base indispensável, um trabalho intenso de recolha e estudo de fontes de todos os tipos: por um lado, as fontes documentais primárias tradicionais (documentação oficial, periódicos, edições poéticas e musicais, iconografia); por outro, a bibliografia secundária (estudos, ensaios, artigos de jornal). Algumas destas fontes eram tradicionalmente consideradas “menores”, pela própria condição pobre e facilmente perecível dos seus suportes materiais e por preconceito ideológico relativamente a uma Cultura Popular urbana considerada inferior face aos modelos eruditos e “impura” face às tradições culturais rurais.

Mas igualmente importante é o estudo de outras fontes como os instrumentos musicais (guitarras portuguesas e violas, mas também bandolins, por exemplo), e sobretudo como os registos fonográficos, que só nos últimos anos começaram a ser objecto de levantamento e análise. Nesta sessão, Rui Vieira Nery pretende apresentar, de algum modo, o “estado da arte” teórico e prático desta questão.

A sessão, durante a qual estará exposta uma selecção de bibliografia e partituras de interesse para a história do fado, encerrará com a actuação dos Músicos do Tejo.»

Os Músicos do Tejo são um trio – constituído por Ana Quintans (voz), Ricardo Rocha (guitarra portuguesa) e Marcos Magalhães (cravo e direcção) –, que procura inovar o panorama musical actual a partir das suas influências mais remotas do fado.

Entrada livre.
-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan