ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Sunday, November 14, 2010

ARS MUSICA (95): Concerto di Santa Cecilia




No próximo domingo, dia 21 de Novembro, pelas 18 horas, realizar-se-à na Igreja de Santa Catarina, em Lisboa (na Calçada do Combro, 82, perto do Largo Camões, ao Chiado), um concerto a não perder dedicado a Santa Cecília "padroeira dos músicos", promovido pela Academia de Música de Lisboa, como é de tradição nesta data (neste caso, a véspera da sua festa litúrgica convencionada a 22 de Novembro), e que mais uma vez contará com o excelente ensemble Os Violinhos, constituído por jovens intérpretes de elevado nível que têm vindo a encantar as plateias dos palcos nacionais e estrangeiros em que têm actuado (tanto no CCB como no Chicago Symphony Center, no Mosteiro dos Jerónimos ou na Basílica de Assis, entre muitos outros).

Acresce que neste caso, o concerto - que será dado à «luz das velas», para melhor se reviver a magia da celebração, recordando tempos antigos - tem também uma boa causa: embora a entrada seja livre, haverá um apelo a uma contribuição facultativa para o restauro do precioso órgão de talha dourada daquela igreja da segunda metade do séc. XVII

O programa, constituído por obras do período barroco, a condizer com o espaço e o espírito da celebração, de Bach (com destaque para o belo Concerto para 2 violinos em Ré menor), Fiocco (um allegro bem distinto da sua obra coral e cravística), Händel (logo a abrir, um extracto da magnificiente Ode a Santa Cecília), Veracini (uma giga de elegante brilhantismo) e Vivaldi (o mais requisitado para este evento), integra o bem conhecido Concerto em Fá Maior, RV 293, de L'Estro Armonico, op. 8, n.º 3, intitulado «O Outono», ou seja um dos quatro concertos que compõem as famosas «Quatro Estações», de Antonio Vivaldi (1678-1741). A execução desta obra fundamental do reportório virtuosístico dos séculos XVII e XVIII, estará a cargo da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Lisboa, sob a direcção de Rui Fernandes, e terá como solista Miguel Zink.
-

Ars Musica 2U recomenda VIVA[LDI]MENTE!!!
-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan