No próximo domingo, dia 21 de Novembro, pelas 18 horas, realizar-se-à na Igreja de Santa Catarina, em Lisboa (na Calçada do Combro, 82, perto do Largo Camões, ao Chiado), um concerto a não perder dedicado a Santa Cecília "padroeira dos músicos", promovido pela Academia de Música de Lisboa, como é de tradição nesta data (neste caso, a véspera da sua festa litúrgica convencionada a 22 de Novembro), e que mais uma vez contará com o excelente ensemble Os Violinhos, constituído por jovens intérpretes de elevado nível que têm vindo a encantar as plateias dos palcos nacionais e estrangeiros em que têm actuado (tanto no CCB como no Chicago Symphony Center, no Mosteiro dos Jerónimos ou na Basílica de Assis, entre muitos outros).
Acresce que neste caso, o concerto - que será dado à «luz das velas», para melhor se reviver a magia da celebração, recordando tempos antigos - tem também uma boa causa: embora a entrada seja livre, haverá um apelo a uma contribuição facultativa para o restauro do precioso órgão de talha dourada daquela igreja da segunda metade do séc. XVII
(v. http://webserver.cm-lisboa.pt/turismo/Mapanovo/pesquisaMonumentosPT.asp?VarXY=&Vardisplay=IGREJA DE SANTA CATARINA /IG. PAULISTAS).
O programa, constituído por obras do período barroco, a condizer com o espaço e o espírito da celebração, de Bach (com destaque para o belo Concerto para 2 violinos em Ré menor), Fiocco (um allegro bem distinto da sua obra coral e cravística), Händel (logo a abrir, um extracto da magnificiente Ode a Santa Cecília), Veracini (uma giga de elegante brilhantismo) e Vivaldi (o mais requisitado para este evento), integra o bem conhecido Concerto em Fá Maior, RV 293, de L'Estro Armonico, op. 8, n.º 3, intitulado «O Outono», ou seja um dos quatro concertos que compõem as famosas «Quatro Estações», de Antonio Vivaldi (1678-1741). A execução desta obra fundamental do reportório virtuosístico dos séculos XVII e XVIII, estará a cargo da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Lisboa, sob a direcção de Rui Fernandes, e terá como solista Miguel Zink.
-
Ars Musica 2U recomenda VIVA[LDI]MENTE!!!
-