No próximo dia 27 de Novembro, pelas 21 horas, no Auditório do campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa, realiza-se uma bem merecida homenagem ao compositor, pianista, escritor e grande divulgador da música erudita António Victorino de Almeida, com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, em comemoração dos seus 55 anos de carreira musical.
Se bem que mais conhecido do grande público pelos seus inesquecíveis programas de televisão, o homenageado é autor de vasta obra que, no plano musical, vai desde o pequeno prelúdio para piano às sinfonias para grande orquestra, incluindo uma incursão no campo da ópera, e no campo da escrita, abrange tanto a história da música, como o ensaio, o romance ficcional e a autobiografia. Como pianista, além de exímio intérprete de clássicos como Chopin, é um genial improvisador como bem conhecem aqueles que com ele privaram de perto (já que, infelizmente, apenas se conserva um único exemplo fonográfico no disco "Invenções livres" que gravou com o saudoso génio da guitarra portuguesa Coimbrã, Carlos Paredes.
No press release, pode ler-se:
«António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, a 21 de Maio de 1940, completando, portanto, 70 anos de idade e 55 de carreira em 2010. É esta dupla celebração que leva a Câmara Municipal de Lisboa e a Metropolitana, desafiadas por Anne Victorino d’Almeida, filha mais nova do homenageado, a promover este concerto especial. Concerto comemorativo em que a Orquestra Metropolitana de Lisboa tocará duas obras do maestro, compositor e pianista, Abertura Breve e Sinfonia para um homem bom, bem como uma peça de Anne Victorino d’Almeida, Sete Sonetos de Camões, em estreia absoluta.»
Programa
— Abertura breve, Op. 145 / de António Victorino d’Almeida
— Sete Sonetos de Camões (estreia absoluta) / de Anne Victorino d’Almeida
— Sinfonia para um homem bom, Op. 146 / de António Victorino d’Almeida
Intérpretes:
Paulo Ferreira (tenor)
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Alberto Roque (direcção musical)
Entrada por convite, no limite dos lugares disponíveis, mediante reserva de lugar para o número 21 361 73 21 até às 17h00 do dia 26 de Novembro.
Acontecimento a não perder.
Fábrica dos Sons / de António Vitorino de Almeida (1940-)