ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Wednesday, July 27, 2011

ARS MUSICA (104): Tuba Project live in Portugal




TUBA PROJECT em PORTUGAL
do FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO (SINES)

ao
MUSEU DO ORIENTE (LISBOA)



28 de Julho, 02h45m, no Festival Músicas do Mundo de Sines
29 de Julho
, 21.30 h, no Auditório do Museu da Fundação Oriente morada: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) - 1350-352 Lisboa (Portugal)

TUBA PROJECT
Alex Harding (saxophone barítono), Bruce Williams (saxophone alto), Lucian Ban (piano), Derrek Phillips (bateria), Bob Stewart (tuba)

Na próxima 6ª feira, O Museu do Oriente vai ser palco de um dos dois concertos de estreia em Portugal do grupo romeno-americano Tuba Project. O conjunto foi criado em Nova Iorque, há uma década, pelo pianista Lucian Ban e o saxofonista Alex Harding, tendo como “star” o tubista Bob Stewart.

O presente concerto realiza-se em colaboração com o Instituto Cultural Romeno, e promete ser um dos espectáculos jazzísticos mais electrizantes deste período estival. Com efeito, o TUBA PROJECT traz-nos a heterodoxia mais criativa do jazz norte-americano, num mix que vai do Dixieland ao Free Jazz, balançado pelo swing num permanente jogo lúdico de arrebatamento sensorial por vezes mesclado de sonoridades balcânicas (velozes batidas rítmicas sincopadas de contangiante apelo dançavel e linhas melódicas serpenteantemente encantatórias), apoiado por excelentes músicos de reconhecida competência técnica .

No press release, pode ler-se:

«Os Tuba Project propõem uma música exuberante, vital, policromada, solidamente ancorada em raízes jazzísticas afro-americanas, numa mistura original com inserções provenientes da latinidade oriental. De ponto de vista estilístico, trata-se de uma expressão requintada do eclectismo pós-moderno, conjugando elementos de avant bop, blues, groove, surpreendentes reviravoltas frásicas da estética de Thelonious Monk, mas também assimetrias rítmicas e a frescura da percepção acústica cárpato-danubiana. O resultado é um espectáculo de uma fervente comunhão entre músicos e espectadores, uma autêntica celebração das virtudes do jazz. Além do virtuosismo individual, os membros do quinteto superam-se igualmente no que toca à interacção durante o processo de improvisação ao vivo.

O pianista Lucian Ban é o primeiro jazzman romeno consagrado na pátria do jazz. Entre os seus êxitos, concretizados em digressões transcontinentais e álbuns discográficos, destacam-se as colaborações com músicos de prestígio tal como Barry Altschul, Sam Newsome, Mat Maneri, Mark Feldman, Tony Malaby, Ralph Alessi, Abraham Burton, Nasheet Waits, Jorge Sylvester, John Hébert, Brad Jones, Badal Roy entre outros. O pianista, compositor e arranjista, nascido na Roménia, manifestou a sua criatividade não apenas integrando as suas bandas nova-iorquinas – Tuba Project, Elevation, Asymmetry – mas também através de obras de envergadura, concebidas enquanto síntese entre o ethos musical romeno e o espírito universalista do jazz: The Romanian-American Jazz Suite e Enescu Re-Imagined.

Bob Stewart é o “reformador da tuba”, que conseguiu levar o pesado instrumento para o primeiro plano da actualidade jazzística, dotando-o de flexibilidade e destacando a sua expressividade. A lista das suas colaborações assemelha-se a um verdadeiro Hall of Fame: Charles Mingus, Gil Evans, Carla Bley, David Murray, Taj Mahal, Dizzy Gillespie, McCoy Tyner, Arthur Blythe, Freddie Hubbard, Don Cherry, Nicholas Payton, Wynton Marsalis, Charlie Haden, Lester Bowie...

Por seu turno, Alex Harding brilha através de outros dois instrumentos do registo grave – saxofone barítono e clarinete-baixo. As suas colaborações enquadram-se no mesmo registo de excelência: Yusef Lateef, Julius Hemphill, Muhal Richard Abrams, Craig Harris, Lester Bowie, Frank Lacy, Hamiet Bluiett, Oliver Lake, Greg Osby, David Murray Big Band, Sun Ra Arkestra, B.B. King…

O grupo completa-se com o contributo de Bruce Williams, no saxofone-alto, (com estágios nos famosos World Saxophone Quartet, Count Basie Orchestra, Roy Hargrove Group ou Lincoln Center Jazz Orchestra) e com Derrek Phillips, na bateria, um mestre da percussão que acompanha a cantora Norah Jones e colabora de perto com os saxofonistas Joshua Redman e Sam Newsome.

Ao descrever o álbum Tuba Project, editado em 2006 pela americana CIMP RECORDS, o crítico Budd Kopman escreveu na All About Jazz: «Com Tuba Project, o pianista Lucian Ban e o baritonista Alex Harding criaram um álbum rouco, bluesy, vigoroso e, por vezes, arrebatador. Tendo ao seu lado o maior representante da tuba no jazz, o famoso Bob Stewart, os cinco conseguiram um álbum fora do comum, inspirado em new orleans, funk blues e second line – um verdadeiro deleite em CD e, sobretudo, ao vivo…»


Estreia em Portugal. A não perder!
– Duração: 90’, sem intervalo

links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuba
http://fmm.com.pt/programa/28-de-julho/tuba-project-feat-bob-stewart-romenia-eua/

http://www.museudooriente.pt/1265/tuba-project.htm










-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan