ARS MUSICA 2U releva do conceito de que a arte dos sons é parte essencial da vida, sendo esta considerada como arte total. Por isso se revê no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo.
ARS MUSICA 2U procura estar em sintonia com todos os que partilham do nosso modo aberto de conceber e fruir a arte dos sons.
Por isso é também ARS MUSICA 2U (leia-se, "to you", i.e. a arte da música para si). Somos fiéis ao lema "Trás outro amigo também". Colabore.
-
E-mail: arsmusica2u@gmail.com

Sugerimos também a navegação pelos links elencados na coluna esquerda (clicando sobre os nomes ou designações disponibilizados)

Fasil Say (b. 1970) - Black Earth

Tuesday, August 23, 2011

ARS MUSICA (105): Under the sign of Mozart: Holiday's musical readings

MUSIC BOOKS FOR HOLIDAYS


Suggestions for the season ("light literature"):
Sugestões de leituras de Verão:


- JACQ, Christian - Mozart. - 4 vols. – [S.l.] : Bertrand, 2006-2007

-- 1.º vol: O supremo mago. – ISBN: 9789722514750
-- 2.º vol: O filho da luz. – ISBN: 9789722514835
-- 3.º vol: O irmão do fogo. – ISBN: 9789722515221
-- 4.º vol: O amado de Ísis. – ISBN: 9789722515429
Biografia romanceada de Mozart, mas resultante de uma aprofundada investigação, solidamente apoiada em documentos coevos, escrita por um maçon que é também um prestigiado membro da Academia Francesa e um dos mais destacados egiptólogos, autor de inúmeros livros de divulgação sobre este e outros temas, e que nesta biografia monumental mas de fácil leitura pretende dar a conhecer ao leitor comum, numa escrita viva e apaixonante, uma visão sustentada sobre a personalidade e acontecimentos que rodearam a vida do genial compositor. Acresce que expõe uma tese "conspirativa" e porventura polémica mas com fundamentação bastante sobre as causas da morte precoce deste "filho da luz" (que obviamente nada tem a ver com a personagem central do filme fantasista Amadeus, de Milos Forman: ainda que a profundidade das suas composições não bastasse, bastaria ler as cartas de Wolfgang Amadeuz dirigidas ao seu pai, o compositor Leopold Mozart, para perceber que ele nada tinha de pateta, ainda que, como muitos de nós, gostasse de praticar o humor brejeiro como ressalta da correspondência com a sua prima)

- LANDON, H. C. Robbins – 1791 : o último ano de Mozart. - S. João do Estoril : Casa Sassetti, 2006 (cop.: 1988, 1989 e 1999). – ISBN: 989-95168 -0-5
Centrando-se no ano da morte do compositor, procura desmontar muitas das efabulações que se construiram sobre o último período da sua vida, trazendo à luz novos documentos e operando uma reinterpetação de textos que já eram conhecidos, desmistifica de forma inabalável a questão da encomenda do "Requiem", identificando o seu contratante (que obviamente nada teve que ver com Salieri, como o filme de Milos Forman pretendia fazer crer, facto que Christian Jacq também esclarece, embora este aspecto aqui seja tratado com mais detalhe). Porém - tratando-se não de um livro ficcional, mas do labor de um musicólogo - importa referir que este livro se apresenta menos sólido quando no seu afã materialista o autor pretende sustentar a morte de Mozart por causas "naturais", baseado num opinião de um médico que escreveu sobre o assunto (sem sequer ter ouvido outras opiniões) e ainda que com chancela "científica", por se tratar de um clínico, se denota meramente especulativo neste ponto. E, diga-se em abono da verdade, a sua explicação para o facto de ninguém da família e amigos ter acompanhado o féretro ao cemitério afigura-se fragilissima, parecendo-nos mais plausível a explicação de Jacq (a polícia secreta austríaca tê-lo-ia impedido, assegurando o lançamento do seu corpo em indistinta vala comum para que não se fizesse dele um local de culto e de reunião maçónica).


- LAUER, Enrik – Mozart e as mulheres. – Lisboa : Âmbar, cop. 2007. – ISBN: 978-972-43-1114-2
Uma obra que ajuda a fazer luz sobre os relacionamentos do compositor com o elemento feminino e não só - através das suas trocas de correspondência -, onde avultam não apenas os seus relacionamentos amorosos mais conhecidos e prolongados, mas também os papéis da sua mãe e da sua irmã.

- TINDALL, Blair – Mozart na selva : sexo, drogas e música clássica. – Lisboa : Guerra e Paz, cop. 2007. – ISBN: 978-989-8014-70-2
Um livro "best-seller" polémico, porventura sensasionalista (o "sexo no confessionário" praticado em directo pela autora, ela própria uma norte-americana ex-intérprete de música clássica, e, é claro, o uso das drogas neste meio), mas que - aparte os ingredientes telenovelescos e voyeuristas - acaba por se tratar de uma importante e particularmente informada denúncia de um sistema em profunda crise. Um livro, sobretudo para pais e jovens músicos que se estejam a iniciar no universo da música clássica e das artes em geral, mas que não faria mal aos agentes culturais passarem os olhos neste Verão, deterem-se nas passagens que abordam o modelo de financionamento do sistema e reflectirem no sumo crítico deste livro desencantado
-

Saint Saëns - Introduction et Rondo Capriccioso / by Miguel Zink

Fictitious Sports / David Zink

Miguel Zink (b. 1995), winner of 2010 A. Capela Competiton, at the Laureate Concert

Lalo - Sinfonia Española (1st. mov.) / Miguel Zink, 15 years

LALO - Sinf. Española (4th mov.) / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

About the essential and discreet difference / Julia Lello (poem) & David Zink (music)

Dolphin Dance / David Zink

From Science and Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Jupiter (1st approach, abridged) / David Zink

Kreisler (1875-1962) - Praeludium & Allegro / Miguel Zink (violin)

Bruch (1838-1920) - Violin Concert in G minor (1st mov.) / Miguel Zink (b. 1995)

Lullaby song / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Sphera Mundi (abridged) / DZ

Massenet (1842-1912) - "Méditation", de Thaïs (1894) / Os Violinhos, dir. Filipa Poejo

Mozart's Requiem, K. 626 / Wiener Symphoniker, dir. Karl Bhöm

Pergolesi (1710-36) - Stabat Mater / Lucia Valentin-Terrani, Margaret Marshall ; L.S.O., dir. Abbado

Rachmaninov's cello sonata, op. 19, 3rd mov. / Karine Georgian & Vladimir Krainev

Verdi's Dies Irae, Dies Illa, from Requiem / dir. Karajan